Multitarefa e a motivação

17/04/2016
Multitarefa e a motivação

As exigências da globalização e da redução de custos das empresas estão criando um foco cada vez maior na arte de fazer mais com menos. Isso está gerando a busca por pessoas com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que é um desafio para as equipes de recursos humanos. Entretanto, será que isso está tornando as pessoas realmente mais produtivas?

Nossos cérebros não foram feitos para ser multitarefa. Seu design foi construído para focar em uma coisa de cada vez e bombardea-lo com vários tipos de informação apenas o torna mais lento.

Sabemos que as pessoas trabalham cada vez mais, mas devido à natureza das atividades, o sentimento é de estar correndo em círculos, ou seja, muito esforço para poucos resultados.

Dificilmente as múltiplas tarefas são percebidas como “em andamento”, pois não existe tempo hábil para acompanhar o status de tanta informação. Assim, o sentimento que prevalece é que não há entrega de valor.

Quanto mais esse sentimento aumenta, mais difícil será para manter as entregas em dia.

Mas, como lidar com isso?

Mono-vs-Multi

No seu dia-a-dia é importante conseguir ordenar suas atividades por ordem de criticidade. Aqui, a definição do que é mais urgente deve ocorrer alinhada sua gestão ou com a necessidade dos clientes. Manter um relacionamento próximo com seu superior pode ajudar muito a organizar suas prioridades.

Para que seu cérebro entenda um trabalho como feito e você possa se auto-motivar. Todos os dias de manhã crie uma lista com 1 ou 2 conquistas, seguido de uma lista ordenada das atividades do dia.

Acompanhe a finalização das tarefas e comemore caso consiga atingir as conquistas definidas para o dia. Essas conquistas devem ser atividades complexas ou que possuem a maior urgência.

Para ajudar a se organizar, use ferramentas de gestão de tempo e organização de tarefas:

Como um gestor lida com tudo?

No papel de líder e gestor de uma equipe, é parte de seu trabalho manter todas as pessoas sabendo quais são seus principais objetivos e o resultado que se espera delas.

Se você já é um profissional que alcançou sua posição de gestão entendendo como priorizar suas atividades, ensine seu time a fazer o mesmo. Se esse não for seu caso, pedir apoio ao seu time e tentar aprender com eles é a melhor opção. Não será possível acompanhar o rápido desenvolvimento das pessoas sem evoluir sobre gestão de tempo.

Existem alguns métodos e ferramentas para apoiar a gerir uma equipe.

No mundo atual vai existir sempre muita coisa interessante a ser desenvolvida e construída. Garanto que tudo será urgente e importante para o cliente. Assim, não poderia ser mais verdadeira a citação abaixo:

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Não é nada disso. Foco significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

Steve Jobs