Qual o seu lado da força?

03/03/2016
Qual o seu lado da força?

A força existe em todos nós. Mas são nossos sentimentos e atitudes que mostram qual é o caminho que escolhemos.

Os pilares são:

Lado luminoso Lado negro
Serenidade Ira
Humildade Arrogância
Generosidade Ganância
União Vingança
Coragem Medo

Serenidade x Ira

Um funcionário que se rende a Ira em um momento de negociação, apesar de em alguns momentos alcançar o objetivo a que se propôs, gera a sua volta e com seus companheiros de trabalho a aversão a novas negociações. Deixar a raiva e a ira tomar conta quando algo dá errado não permite que tenhamos o foco no que realmente importa: a solução do problema e a experiência de nosso cliente.

Conseguir exercer a serenidade em momentos de crise demonstra o autocontrole e ajuda a ter o pensamento claro dos riscos e possíveis ações a seguir.

Humildade x Arrogância

Reconhecer que outros podem ser melhores que você é o primeiro passo a um caminho de aprendizado e colaboração. O conhecimento deve ser usado para o apoio aos outros e crescimento da qualidade dos produtos do grupo.

Escute mais e faça as perguntas certas. Lembre-se, nascemos com duas orelhas e apenas uma boca. Aproveite cada interação para aprender algo.

Se sentir superior aos outros por possuir maior conhecimento da força é uma característica das pessoas que escolheram o lado negro. Seu envolvimento não será bem visto nos projetos e, apesar de seu conhecimento, os projetos não vão entender que se beneficiarão do que tem a agregar.

Generosidade x Ganância

O conhecimento não ocupa espaço e compartilhar somente faz com que as pessoas cresçam juntas. Permitir que pessoas se tornem melhores diminui a carga de trabalho, pois é possível dividir as tarefas, permitindo que todos tenham tempo para crescer. A qualidade aumenta, temos menos problemas e o produto melhora.

Quando a pessoa não transfere seu conhecimento, ela não evolui dentro da empresa, não é possível dar uma promoção a ela pois ninguém conseguirá executar seu trabalho. A pessoa se torna boa demais para ser promovida. A lado negro é um caminho solitário.

União x Vingança

Em diversos momentos no mundo corporativo, seremos voto vencido, aceitar que a decisão foi tomada e que, mesmo não sendo a sua opinião, essa é a vontade do todo é um valor importante para seguir pelo lado luminoso.

Guardar mágoa sobre uma solução ou decisão só vai trazer a discórdia para o grupo no futuro. Dizer que aceitou mas falar pelos corredores que acha a solução errada, faz com que o grupo se torne desunido e que as pessoas se tornem atores solitários de sua própria força.

Coragem x Medo

O medo é o principal motivador que nos leva ao lado negro. O medo de perder o emprego, de não corresponder a expectativa, de errar. Esses medos são o motivo que leva as pessoas a se colocarem de forma agressiva (ira), de se exacerbar sobre suas qualidades (arrogância), de agregar sem compartilhar (ganância) e de não colaborar quando vencidas (vingança).

Da mesma forma, as ações inversas também geram o medo.

Ter a coragem de se reinventar, de escutar outras pessoas, de fazer diferente e aceitar riscos para promover a evolução é parte do caminho luminoso da força.

Área cinzenta

A maioria das pessoas não está no lado luminoso e nem no lado negro. Quase todas ficam em uma área cinza. Poucas pessoas estão totalmente no lado negro e dificilmente as pessoas conseguem seguir todas as atitudes necessárias para estar sempre no lado luminoso, o caminho é difícil e necessita de constante atenção e evolução.

Em alguns momentos vai parecer que o lado negro é mais fácil, mais cômodo e tentador. Mas não se engane, ele só leva a solidão e a discórdia.

Que a força esteja com você!