Benefícios de Hackathons e DoJos internos

Grandes empresas executam DoJos ou Hackathons sobre desenvolvimento para identificar equipes e profissionais de alto nível para oferecer uma nova oportunidade de participar de algo maior. Muitas vezes, a mesma empresa ignora os benefícios de manter eventos como esse dentro da corporação.

Pagar as promessas de eleição

Quando o objetivo dos eventos externos é alcançado, a empresa consegue contratar ótimos profissionais e agregar valor com novas tecnologias. No entanto, quando esses profissionais passam a fazer parte do dia a dia da corporação, percebem que a diversão do evento não faz parte das atividades e que aquilo era apenas uma promessa de eleição.

Executar eventos internamente demonstra consistência e continuidade nos valores e que a empresa não quer apenas parecer cool, como isso é parte integrante da cultura organizacional.

Reconhecimento do conhecimento

Colocar as melhores mentes técnicas para liderar reuniões como essa é parte do reconhecimento por sua evolução e conhecimento. As premiações de Hackathons, apesar de serem muitas vezes simbólicas, demonstram o quanto a empresa dá valor ao conhecimento técnico e que a instituição entende o setor de desenvolvimento de software como algo importante para o futuro e não apenas um commodity.

Motivação para inovação

O cotidiano das pessoas dentro das empresas é algo cheio de responsabilidades e dificilmente sobra tempo para inovar.

Eventos como Hackathons separam tempo para que os funcionários possam pensar fora da caixa, exercitar soluções diferentes para os mesmos problemas, criar algo novo com conhecimento do todo e discutir sobre o que é mais produtivo para a empresa.

O evento se torna um investimento em soluções mais rápidas no futuro.

Diversão produtiva

Lógico que estes eventos tem como um dos pilares o divertimento. Mas ao final, algo de concreto é apresentado e possivelmente poderá ser aproveitado como o início de um novo produto ou, com poucas adaptações, um novo recurso pronto para ser disponibilizado para seus clientes.

Juntos somos mais

Compartilhar um tempo divertido com pessoas com objetivos parecidos vai trazer uma integração maior entre times e melhorar o clima organizacional. Não será difícil perceber que as principais mudanças de comportamento das pessoas vão ocorrer após estes eventos.

Eventos devem, inclusive, promover a integração entre pessoas de times diferentes.

A prática leva a perfeição

Por último e não menos importante, a manutenção de eventos como DoJos de programação faz com que o compartilhamento do conhecimento gere a evolução do padrão de desenvolvimento em conjunto com todos, uma consciência corporativa da qualidade do código e boas praticas de desenvolvimento e, por consequência, o aumento da qualidade dos projetos entregues.


Publicado em: 12 de Março de 2016 por Juliano Marcon


mais